segunda-feira, 16 de abril de 2012

CHUVA, EM ALEMÃO: GOTASS KAEN


Eu presto atenção no que me dizem,
e por isso comia pitangas quando fui (fui!) criança.

Expléco:
Pitangueiras florescem  em setembro e dão frutas dois meses depois. Só nos oferece suas frutinhas por poucos dias, depois só no ano que vem, mesmo bat-mês.
Quem tinha passado de ano comia pitangas, quem ficava na aula, ou estudando pra recuperação, não.
As pitangas são de novembro, mas este ano não choveu e algumas plantas não puderam cumprir seu ciclo.

Pois este ano eu fiz o impensável, comi pitangas em abril, e estão ótimas!

A natureza simplesmente TEM que fazer o seu ciclo.
Mesmo que não seja a moda da estação.
As morangas, limas e trocentas vegetáveis outras mais além de estas que tão-somente arrolei acima, também conhecido como o inverso do abaixo, estão fazendo, não na hora correta, mas não deixam de fazer.

Eu tenho uma coisa que poucos desfrutam, vivo num lugar onde posso ver essas coisas.

Se eu não notasse nem isso, aí eu seria um panaca completo, para o que falta bastante pouco.

Uma dessas coisas é a água, estamos com água no limite na chácara, onde moro. Temos água para beber, lavar louça, banheiro e banhos. E só. Não temos nem para lavar roupa. Aí o espertinhaco me pergunta porquá que não tem água, se choveu, e estamos em cima da maior reserva de água doce do mundo, o Aquífero Guarani?

Resmongo-lhe, que é responder resmungando: Temos uma fonte natural, que vem do um lençol de água mais da superfície, nascido na encosta da colina, onde fica a casa. Coletamos um reservatório e pegamos o que a natureza nos dá.

Era assim há mais de cem anos, ali havia uma das primeiras casas da região, achamos alguns cacos de objetos de vidro, uns tijolos, o resto o chão comeu.

Esse poço atendia quatro residências, quando compramos o lugar, em 2000: A casa do meu sogro, ao lado, a do irmão dele, a nossa casinha e ainda abastecíamos uma vizinha que tinha um filho doente, que mais tarde mudou dali.

Hoje não dá conta do nosso larzinho. Preciso coletar água da (pouca) chuva para descarga, limpeza, essas coisas. A água também tem seu ciclo, e agora sentimos de verdade o verão.

Se isso tem algum valor, é que quando venho para a cidade, vejo como é bom ter a agadoizó ali, facilzinha, de barbada pra nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário