sexta-feira, 19 de novembro de 2010

RENATO NO RELATO

Eu estive no Peru, o país. PPP. Pausa para piadinhas. A bandeira Vermelha e branca: O branco simboliza o chão, o vermelho, o sangue. Milhões morreram lá, e nada vai mudar. Lá, não tem aposentadoria, não tem SUS, não tem esgoto, a energia elétrica é precária. As pessoas vivem em casas de tijolos feitos de terra. Se chover muito, desmancha a casa. Se ficar doente, matam um tipo de pássaro e te dão o sangue dele para beber. O cara rico passa cal na fachada. A propaganda política não usa números nem nomes, só figuras. Quase todo mundo é analfabeto de pai e mãe. Votam na Cabeça de índio, na panela de barro, na folha, no galo, no peixe, coisas do cotidiano. Contraste com a vista: é bela e grandiosa, montanhas gigantes espetam o céu, que encolhe a barriga quando passam por elas. Algumas fumegam neve com o vento, ficando mais demoníacas ainda. Sim, uma montanha destas dá a vida, mas também pode te tirar ela (que nem o pau). Tem umas animalas de gelo eterno de até 5 mil metreiras.
Pra plantar, já que segundo el guia, foi feita a reforma agrária e o povo ganhou chão pra viver, eles têm que alternar os canteiros com valas de água, porque tem geada toda noite, que queima o brote e mata a planta, assim a proximidade dos córregos cavados no muque não deixa o orvalho congelar. Tecnologia. Verde, louca pra ficar madura. Em compensação, o chão é puro húmus, as sementes se arrebentam e as plantas fazem a maior festa. Eles plantam mais de 80 variedades de batata, com sabores diferentes, e muito mais de milho, cada um com características e receitas.  Comemos ensopado de lhama numa vila, turístico mas numa comunidade real, tomamos suco de cacto, sagu de milho, tão bom quanto o nosso, vimos muita coisa, afinal foram quase 800 km de busão pelo interior do Peru (PPP). O banzo tinha até cilindro de oxigênio, ao lado das nossas poltronas, fomos brincando de tenda de oxigênio do Michael Jackson até o Lago Titicaca, Se alguém acendesse um cigarro, o buzo entrava em órbita, acertava em cheio na estação espacial!
Sim, sim, a capital Lima é Bactrim e modernuda, está na mesma latitude de Nova York, então sempre foi entrada de americanos na América Latina, encontrei o ator da série CSI, Gary Dourdan, não lembrei o nome na hora, mas o negão com violão nas costas, veio curtir o lugar... Voltando, o Titi-k-k é metade do Peru, metade da Bolívia, onde tem gasolina quase de graça, então é o maior canal de contrabando do mundo, com suas ilhas flutuantes, feitas da mesma totora do Capitão Cook o descobridor do surf, onde mora gente há mais de cem anos.
Bom, posso dizer que conheço o Peru por dentro. Puromenas isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário