sábado, 14 de fevereiro de 2009

SEU ADELINO

Seu Adelino é uma figura carimbada.
Teve sete filhos com a mulher, daí ela morreu. Ele garrou outra e teve mais cinco. As filhas foram chamadas de Orvalina, Arvorina, Oniversina, Gasparina e a campeã Persilhana. Alguns filhos foram o Francelíbio, o Alípio e o José.
Seu Adelino tinha um cachorro com o nome de Cuidado. Segundo ele, é para avisar a visita que chega para ter cautela, bem como, e como bem, acalmar o cachorro com uma só palavra.
Ele dizia: Cuidado! e tanto o vivente que se aprochegava quanto o cusco rosnando recebiam dois recados diferentes, e entendiam.
Pois um dia ele estava na roça, no lugar que hoje é conhecido como Cerro Alegre Baixo, em Santa Cruz do Sul. De repente o Cuidado começou a fuçar numa moita de ananás junto da cerca. Seu Adelino, acostumado com a vida no campo, que era facinha, facinha - ele tomou três picadas de cobra na vida. Na primeira, ficou sete dias no hospital, na segunda três dias, e no terceiro encontro com o vil réptil rastejante tão bem descrito na Bíblia, nem precisou ir no médico, deu uma febrinha e no outro dia tava pronto pra capina - voltando então ao cachorro Cuidado e a toiceira de ananá, o homem sempre dizia em voz alta quando era cobra, pra avisar o pessoal que tava trabalhando por perto, desta vez ficou quieto. Abriu o anananazeiro e dali saltou um baita dum lagarto, daqueles xadrez preto e branco, mais brabo que sogra esquecida na rodoviária, e no salto o bicho mordeu a pata do Cuidado. E não soltou mais! Vendo o cusco desesperado de dor, seu Adelino pegou o cabo da enxada e desceu com toda a vontade o sarrafo - só que bem na hora o lagarto se virou e ele acertou a paulada no cachorro!
Este é o seu Adelino...

Nenhum comentário:

Postar um comentário