sábado, 26 de abril de 2008

A MÁQUINA DE FAZER SALSICHAS

O magrão não queria nada com nada. Vindo do interior pra fazer faculdade na capital, vivia numa boa com a grana que o pai enviava. Não estudava coisa nenhuma. Um dia o velho enche do saco manda chamar o magrão de volta. O guri ia ter que trabalhar na colônia. O magrão ficou puto da lata. Chegou em casa, o pai foi mostrar pra ele as melhorias na propriedade. Ao chegar no chiqueiro, o carinha, querendo se mostrar moderninho e desconectado do mundo rural, larga essa: "Então esse aí que é o tal do porco". O coroa guardou aquela pra próxima. No galpão, ele tinha instalado uma máquina moderna, de fazer salsichas. "é só colocar um burro em um lado da máquina que sai a salsicha do outro", diz o pai. O magrão, com o saco lá no espaço sideral, não se aguenta e pergunta: "Então, pai, se botar uma salsicha de um lado, sai um burro no outro?"
O velho devolve a guardada:
- Isto até ja aconteceu, foi quando comi tua mãe e tu nasceu!!!!

Tá, agora a filosofia:
Quando acontece uma coisa boa com a gente, a primeira reação é dizer: "Já pensou se dá errado, se acontece isso e aquilo de ruim e nada dá certo?"
Quando ocorre uma coisa ruim com a gente, na hora a gente diz:
- Por que só desgraça acontece comigo? por que eu não sou rico, feliz, moro numa mansão, tenho saúde, carro zero, que nem o fulano e o beltrano????

E, finalmente a resposta:
Parece que a gente é regulado do mesmo jeito que a máquina invertida de fazer linguiça da piada (era uma piada, esqueci de dizer) ... espaço para uma risadinha sem graça ... e, quando acontece uma coisa ruim, a gente podia pensar que a desgraceira podia ser muito maior - como a gente faz quando uma coisa legal acontece. E invertendo a máquina do magrão, quando uma coisa do bem pinta na nossa vida, dizer: "É assim mesmo que tem que ser, eu mereço o melhor, eu vou ter o que fulano tem e ser como beltrano é...

Você é capaz disto? De ir contra o que tá estabelecido, correndo o risco de ser rotulado de louco, de chato, pentelho, rebelde?

Lembra: não precisa equipamentos, ferramentas ou mesmo indumentária: para mudar o mundo basta um pouco _ nem tanta assim quanto você pode pensar - de coragem e meia dúzia de palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário